sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Refrigerantes na faixa graças ao Guns n'Roses


Com o lançamento de Chinese Democracy, do Guns N' Roses, a empresa de refrigerantes Dr. Pepper se vê obrigada a cumprir a promessa que fez há alguns meses.

Com os boatos sobre o lançamento do famigerado álbum crescendo, a cética empresa prometeu dar um refrigerante para cada americano caso Chinese Democracy chegasse mesmo às lojas.

"Nós nunca pensamos que esse dia chegaria." Declarou Tony Jacobs, vice-presidente de marketing da companhia.

Agora que o impensado dia chegou, a empresa prepara a estratégia de distribuição de latas, que a princípio será feita através de cupons de prêmio.

A idéia é que os interessado acesse o site da marca e imprima um cupon limitado que valerá por 24 horas e poderá ser trocado em qualquer revendedor dos produtos.

Um cálculo aproximado aponta que, caso 300 milhões de latas sejam doadas para os 300 milhões de americanos, a Dr. Pepper terá de desembolsar cerca de US$165 milhões.

"Para ser honesto, quando eu vi, achei que fosse uma aposta segura." Disse o executivo Patrick West. "Eu acredito que eles vão ter um retorno saudável, em termos de números. Mas foi um risco que a empresa aceitou correr, baseado no preço de seus produtos."

Uma lata de refrigerantes da empresa custa entre 55 centavos e 80 centavos de dólar.

História da Dance Music

Nos últimos anos, uma nova vertente da música eletrônica vem ganhando cada vez mais adeptos. O estilo “Vocal” une o som das pick-ups dos DJs com a melodia das vozes de cantores. Não é uma idéia nova, mas está ganhando força em todos estilos da e-music, principalmente no Dance tocado nas principais casas noturnas do mundo inteiro. Quem nunca ouviu falar de Lasgo, Astronile, Dee Dee, Ian Van Dahl, Orion Too ou Gigi D’Agostino?
No início do Techno, em meados dos anos 80, o som era determinado basicamente por samplers e efeitos, criando ritmos longos e repetitivos que não contavam com qualquer tipo de voz humana. Mais tarde, foram adicionadas algumas palavras e frases, apenas por rápidos segundos. Porém, esses pequenos trechos falados tinham importância imensa na base musical das produções.
O House foi o precursor do vocal na música eletrônica. Esse estilo foi iniciado nos anos 80, com DJs de Chicago e Nova York que começaram a fundir os vozeirões do disco e do soul com sons eletrônicos baseados em acordes de piano e linhas movimentadas de baixo.
Nos anos 90, o som eletrônico já estava impresso na sociedade urbana e contava com um público que abrangia muito mais do que os guetos e os clubes underground. Essa época é considerada o auge da e-music, com as melhores produções e hinos do cenário. Foi também nessa época que o Dance começou a se disseminar, ganhando lugar nas rádios de todo o mundo. Um dos responsáveis por esse sucesso foi Todd Terry, que se utilizava de sonoridades antigas como o Disco e o Break e reformulava o som, formando o Dance. Todd usou vozes conhecidas, trabalhando com cantoras como Martha Wash, Jocelyn Brown e Shannon. O Dance foi amplamente disseminado como uma música comercial e agradável tanto para ser dançada quanto ouvida, bem diferente do Techno dos anos 80, agressivo e barulhento.
A partir de 1995 surgiram autores como Culture Beat, Gala, Molella, Nick French, Whigfield e Surama K que fizeram o que é conhecido atualmente como Flashback, o “Dance do Passado”. Nessa época a canção já era utilizada como nas produções comerciais atuais, usando o vocal com refrões marcantes e extensos para complementar o som principal. Logo depois, a utilização do vocal já fazia parte de inúmeros estilos e movimentos musicais que foram sendo criados - Trance, Hardstyle, Deep, Progressive, Drum n’ Bass, entre outros.
O comercial faz enorme sucesso por seu tom vibrante e fácil de ouvir. É muito tocado nas casas noturnas e rádios, invadindo os charts mundiais e caindo no gosto da galera. Atualmente existem diversas classificações que determinam as vertentes do estilo, todas similares entre si: hi-nrg, ítalo, dance e eurobeat
Alguns adoram, outros detestam. O fato é que a Dance Music forma opiniões e ajuda a divulgar a música eletrônica, fazendo com que as pessoas aceitem as tendências da nova geração.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Música do Bee Gees ajuda a salvar vidas


Um dos maiores sucessos do grupo Bee Gees, "Stayin' Alive", música tema do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", pode ajudar a salvar vidas, informou a rede britânica BBC.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a música auxilia os médicos na realização da ressuscitação cardiopulmonar (CPR), utilizada em pacientes com paradas cardiorespiratórias.

Parece estranho, mas não é. O número de batidas por minuto é essencial para a boa realização do procedimento. A canção do grupo britânico tem 103 batidas por minuto, e os médicos recomendam que CPR seja realizado com um ritmo de 100 batidas por minuto.

O estudo, feito com dez médicos e cinco estudantes de medicina da universidade americana, mostrou que com a ajuda de "Stayin' Alive", lançada em 1977, eles mantiveram as compressões em 109 BPM, mais rápido que o ideal, mas no limite aceitável. A música já tem sido usada pela Associação Americana do Coração para treinar médicos de emergência há dois anos.


NOTA DO EDITOR: Queria ver eles fazerem o CPR com a música do Créu, Pocotó, Dança do Quadrado.... e outras "músicas" atuais.



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nova Rádio

Acidentalmente achei na web um link para um site com rádios muito interesantes: http://www.webradiofm.com.br/. É um site onde tem vários estilos de músicas dos anos 80, 90 e Clássicos da Jovem Pan. Amei o site e quero dividi-lo com vcs.

http://www.webradiofm.com.br/

Bom som a todos.

Mundo a Fora... parte III

Público decepciona em show de Boy George

Para um público pequeno, o cantor Boy George fez única apresentação na noite da última terça-feira, 9, em São Paulo. Como não poderia deixar de ser, o britânico cantou clássicos de sua ex-banda, o Culture Club.

Os melhores momentos do show foram nos momentos mais dançantes. Mesmo com 47 anos e muito abuso de álcool e drogas, George mostrou que ainda faz o público cantar e dançar. A abertura do show foi com a clássica Karma Chameleon, hit dos anos 80.


Madonna fará terceira apresentação em São Paulo

Ótima notícia para os fãs de Madonna: a empresa Time For Fun confirmou, nesta terça-feira, que a rainha do pop fará uma terceira apresentação em São Paulo, no dia 21 de dezembro.

Assim, Madonna fará cinco apresentações no país: duas no Rio de Janeiro e três na capital paulista. Os ingressos para este show 'extra' só poderão ser adquiridos em bilheteria, pontos-de-venda ou telefone. A empresa divulgou que a venda pela internet está suspensa.


U2 explica adiamentos para o lançamento do novo disco

Os fãs do U2 terão de esperar um pouco mais pelo novo trabalho do grupo. Em entrevista ao site NME, o guitarrista The Edge disse que o lançamento foi adiado mais uma vez. "Estamos escrevendo e tentando fazer isso dentro de um próximo nível. Vai levar um tempo, mas não há atalhos para a perfeição", disse ele.

Segundo The Edge, o disco sai em 2009 sem falta. "O ano que vem será do U2", garantiu. O último trabalho inédito da banda, "How to Dismantle an Atomic Bomb", foi lançado em 2004.