Ninguém vira DJ de uma hora para outra simplesmente fazendo um curso. Ser DJ é muito mais que isso. É responsabilidade musical, técnicas, conhecimento de som, estar antenado SEMPRE com o mundo musical e muita vontade de divertir... Os outros! rsrs
Lógico que o DJ se diverte (se souber fazer se diverte tanto quanto o público) mas a preocupação é com os outros. Mas isso é um detalhe no início. Logo você percebe as suas responsabilidades. O importante é saber se você quer ser DJ realmente ou apenas se interessa em colocar músicas no churrasco do quintal do amigo do seu primo, rsrs. Um candidato a DJ consegue analisar a música, sentir a música e seus arranjos. Se emocionar, literalmente, quando uma batida, um vocal ou um arranjo tocar nos

Você consegue analisar sentimento na batida. Consegue visualizar as feições da música. Você se sente um verdadeiro idiota porque só você vê isso na música. Vai para a balada e a primeira coisa que ouve é a virada mixada do Dj ou fica tentando descobrir qual será a próxima música ou ainda na virada descobre rápido qual está entrando. Faz questão de ver o DJ tocando enquanto seus amigos já estão na pista dançando. E se emociona simplesmente quando o DJ pega o headphone, coloca o cd no CDJ ou o disco na MK2 e faz os movimentos de acerto do Pitch. Vai ao delírio em um scratch e aprecia cada mixagem bem feita, analisando não só a técnica, mas principalmente o sentido que aquele som te tocou. Aí você olha para a pista de dança e se imagina não nela e sim naquela cabine de som. Essa é a dimensão do DJ... Entenderam?
Então... Aí você já sabe que adora isso e que quer aprender a tocar. Daí vem a parte mais difícil, rsrsrs. Se você não possuir um amigo que tenha a aparelhagem e possa te dar uma força nas primeiras técnicas aí complica. É um aprendizado que requer, pelo menos no início, uma preocupação intensa e praticar bastante. Igual a aprender a dirigir. Nunca se esquece depois que aprende. É um hobby caro. As aparelhagens hoje em dia não são baratas porque a tecnologia cresce a cada dia.
Música mecânica nem sempre tem operador de som como os PAs de música ao vivo... Logo é muito interessante aprender pelo menos o básico em equalização sonora e até mesmo instalação dos equipamentos. Do que tem de DJ que fica apavorado ao perceber que o som não está saindo... Muitas vezes é apenas uma conexão com mal contato e coloca tudo a perder. Mas o DJ não é apenas técnica nos equipamentos. É muito mais que isso. É uma dedicação em conhecer os estilos musicais, ficar antenado no que está tocando, experimentar novos estilos e principalmente conhecer a música em si.
Ao conhecer a música em si você sabe perfeitamente quais as melhores partes para a mixagem sair perfeita. Também não adianta saber o que está tocando nas rádios ou nas boates e ter as músicas no HD (eu trabalho com notebook, para mim é muito mais simples e fácil achar as músicas), se não consegue tocá-las adequadamente e na hora certa. Misturar ritmos ou se perder na pista é reflexo disso. Mas o grande mal é ficar preso às músicas que possui. Comprar ou baixar as músicas e dizer que as tem para tocar é muito fácil porém te rotula apenas como ponte, um caminho entre a música e o ouvinte. Experimenta inovar. Use seu senso crítico para saber reconhecer músicas que podem agitar aquela pista mas que só você a conhece. Tente fazer um sucesso e não simplesmente usar o sucesso dos outros.
Muitas vezes corremos o risco de não acertar, mas com o tempo conseguimos corrigir isso rapidamente, sem muito “estrago” para o público.
Inovar na pista é renovar seu profissionalismo. Só usar sucessos dos outros é ser apenas um espelho de imagem distorcida. Para isso você precisa conhecer as músicas conforme eu já falei... Garimpar músicas em discos ou na internet. Faça dos seus ouvidos um laboratório e da sua intuição um trampolim para ser diferente. A inovação na pista de dança te oferece um diferencial. É absurdamente chato aquele DJ básico que toca sempre as mesmas músicas nos sets específicos e sempre os mesmos sets. Preguiça para inovar é fatal na vida de um DJ. Mas essa preguiça e suas consequências são as referências para se saber quem é bom ou quem é apenas um “trocador de músicas”. Já foi época que festas terminavam o rock anos 60... La Bamba e Jive Bunny. Twist and Shout no máximo. E no set de anos 70 tem apenas as básicas YMCA, Macho man, I will survive e Let´s groove. Celebration no máximo. É muito mais que isso.
Treino. Muito treino e dedicação. Demora um pouco mas se consegue. A partir do momento que você amadurece esse lado prático vai parcebendo que o aprendizado é intenso. A cada música ou a cada estilo você aprende algo como batidas, arranjos, pontos de mixagem, características específicas do estilo como BPM (batidas por minuto). Quando tudo parece ótimo você começa a perceber os diferentes estilos dos remixes de DJs famosos como Benny Benassi, DJ Tiesto... E vai absorvendo o que mais te interessa e agrada. Isso se chama Personalidade Musical. O DJ quando consegue chegar a esse ponto já pode sonhar com o sucesso.
É por essas e outras que o DJ deixou de ser marginalizado como um vagabundo que toca em festas e trabalha na noite. Ao longo dos anos os DJs foram valorizados pela técnica e principalmente pela personalidade musical. Hoje somos capazes de levantar uma festa falida. Fazemos eventos virarem grandes sucessos. Não basta apenas ter um som potente e colocar aquele seu CD preferido. Somente o DJ sabe dosar todos os estilos musicais de forma armônica, agradando todos os convidados.
Por isso que costumo dizer: DJ se diverte. Divertindo as pessoas!
NA PRÓXIMA SEMANA TRAREI A HISTÓRIA DAQUELE QUE FOI O "DIVISOR DE ÁGUAS" NOS ANOS 80, UM ÍCONE ATÉ OS DIAS DE HOJE: RENATO LIMA!
SÓ PARA VOCÊS TEREM UMA IDÉIA DO QUE SERÁ:
"O som e a iluminação iam a bordo da MADONNA, uma Kombi 1966 que eu havia adquirido (e podem crer, nunca me deixou na estrada)."
Então, até lá!
Um grande abraço a todos.
DJ ED • Da melhor qualidade!
2 comentários:
"E aí meu amigo Dj Ed que bom saber que as coisas estão indo de vento em popa na sua carreira. quero aproveitar a oportunidade para te desejar a você uma carreira sólida de muito sucesso e que suas derrotas sirvam de alavanca para o seu sucesso, pois no mundo atual precisamos mesmo cair algumas vezes para que conssigamos êxito em nossas conquistas e agradeço a você por ter tido a oportunidade de fazer parte do começo de sua carreira"
Parabéns pelo Blog e Sucesso manuhhh!o lema é: "Pancadão e Hip Hop na veia "
Dj Luidhy Campina Verde - MG"
É um prazer enorme possui um círculo de amigos Classe "A"! DJ Luidhy é um dos meus ídolos, um espelho. Na humildade característica sua meu amigo, vc não colocou que eu quem aprendi e inspirei em você. Sensato e ponderante nas atutides, tanto profissional como pessoal (que não é nada fácil diga-se de passagem)você sempre nos mostra um rumo a seguir. Obrigado pelas palavras. Sucesso pra nós meu irmão. Valeu.
Postar um comentário