quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mundo a fora - Parte 2

A SOMTRÊS foi a primeira revista do gênero no Brasil, destinada ao público audiófilo, tratava dos equipamentos de áudio e música em geral.

O time de profissionais era formado por Maurício Kubrusly, que criou e editou a revista desde o início, amparado por uma equipe de "pesos-pesados" da área de áudio como Ruy M. Natividade, Gabriel Almog, Fernando de Jesus Pereira Jr., Carlos Barradas da Silva, Cláudio Kubrusly, Luiz Fernando O. Cysne, Nestor Natividade, Paulo Massa, Ethevaldo Siqueira e Walter Ullmann, entre outros colaboradores.

A revista trazia diversas seções, algumas delas muito procuradas e de grande sucesso: Show Room, Free-Shop, Out-Put, Tabela Somtrês, Sintonia, Circulo do Som, Vitrine, ABC do Som, Bloco de Notas, Som do Carro, Video Clube, Jornal do Disco, Fã Clube, Crítica, Parada Somtrês, etc...

No início, a revista era dirigida ao público que curtia equipamentos de áudio doméstico/residencial. Com o passar dos anos a revista foi mudando seu perfil, dando maior ênfase à área musical, incluindo aos poucos novas seções sobre instrumentos musicais e deixando de lado as seções que originalmente tratavam dos equipamentos de aúdio.

A revista SOMTRÊS teve seu primeiro número publicado pela Editora Três em Janeiro de 1979 (nº 01) e a última edição foi a de Janeiro de 1989 (nº 121), quando a revista completou 10 anos de existência!





ESTAVA EU "SURFANDO" NA NET QUANDO ME DEPAREI COM ESSE "ARTIGO".

Achei ele bem curioso e resolvi diviri com vcs essa pérola do conhecimento... kkkkkkkk Bom proveito.



Olá a todos,

aproveitei o feriado e fui visitar uns parentes da minha esposa em uma cidadezinha do interior, depois de uns 6 anos sem ir lá. Não é nem cidade, é um distrito com uns 4.000 moradores, se muito.

Onde havia um viveiro de mudas de café, o primo dela transformou em "um clube". Uma piscina, um gramado, uma área coberta, um campo de futebol. Ele disse que alugava o espaço para festas, para forró, para igrejas, festas de aniversários, etc. Os eventos da comunidade eram todos feitos lá.

Em determinado momento, vi umas caixas de som e equipamentos e - como não podia deixar de ser, fui olhar. Ele me disse com todo o orgulho "é o melhor equipamento de som da região". Vejam as fotos:

Image

Foto do PA principal. Por baixo, duas caixas de grave, com 2 x 15". Depois, duas caixas de médio-grave, com falantes de 12". A "super-corneta", como ele chama, tem dois drivers Selenium D250. E a bateria de tweeters (são 2, uma está atrás da outra), com 2 supertweeters ST300 da Selenium cada uma. Os amplificadores merecem um destaque à parte.

Image

Os amplificadores são: Gradiente HA-II e um Ciclotron CP-2000. Ambos devem ter sido fabricados antes de 1985, e são mais velhos que a maioria dos operadores de som das igrejas.

Image

Pelas fotos da parte de trás, já dá para ver que os amps. estão muito, muito rodados. Reparem nas gambiarras: os conectores foram trocados para tomadas do tipo de energia elétrica (ou mesmo fio solto). Em interior ninguém sabe o que é P10, banana, Speakon, etc.

Image

Uma das baterias de tweeters vista por trás. Segundo o rapaz, o capacitor estava logo depois da entrada do conector, "mas assim não dava agudo nenhum. Aí eu mesmo mudei para isso aí e melhorou muito". Não há nem solda nos fios, é tudo amarrado mesmo.

O PA deles é de 04 vias (graves, médio-graves, médio-agudos e agudos). Só que ele não tem crossover. Ele liga cada via em um canal do amplificador (2 amplificadores = 4 canais) e o "técnico" regula tudo de ouvido.

Image

A foto é do "veículo" do técnico de som, que também é o tecladista oficial da comunidade. A foto inclusive mostra a "maleta" de ferramentas dele.

Só não estava presente a mesa de som, uma Ciclotron que ele não soube precisar o nome. Tinha dado problema em um canal, o rapaz levou para consertar. O microfone principal é um TSI MS-115 sem fio (muito bom, segundo ele) e uns LeSon MK alguma coisa (estava apagado), de plástico!!!

Segundo o primo da minha esposa, toda sexta e sábado tem forró (se não houver outro evento diferente). Uma vez por mês, a Igreja da denominação X reúne o pessoal de todos os templos da região lá.

O mais incrível é que, segundo ele, o pessoal gosta muito. Eu pessoalmente acho quase um milagre tudo funcionar.

Saí de lá com a impressão que tenho que parar de reclamar de algumas coisas...

Um abraço,

Fernando


8 comentários:

Valéria Suzy disse...

gente esse menino é demais....
Muito bom seu blog Ed.
Ta de parabéns,tudo sobre musica... Quer dizer tudo de bom...
Mil Beijos

Anônimo disse...

FALA CHARA EU TAMBEM ME CHAMO DJ ED MAS MEU NOME E EDMUNDO E ISSO AI GUERREIRO VAMO QUE VAMO DELHE FESTA

DJ ED disse...

Chará... é um prazer sua visita no blog. Estamos ai pra "mandar ver" rsrsrsrsrs Abraços.

DJ DIFERENTI disse...

pôw galera medê uma força ae no meu blog tem uma pá de conteudo bacana http://tutoriaisautomotivos.blogspot.com/

DJ DIFERENTI disse...

PÔW galera me de uma força no meu blog tem uma oa de conteudo bacana http://tutoriaisautomotivos.blogspot.com/

lucas soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Máfia do Reggae disse...

RAPAIZ ESSE GRADIENTE HII E TUDO DE BOM COLEGA, ELE E MUITO POTENTE E TEM UM ÓTIMO DESEMPENHO EM QUESTÃO DE AUDIO JA ESSE CICLOTRON AINDA NÃO CONHECIA SO CONHEÇO O DBL 6.000
LINTO O GRADIENTE AMEI :D

Anônimo disse...

Rapaz eu estava procurando não sei mais o que e deparei com esta materia neste Blog,me perdi!!!Show de bola, quando se gosta de som gosta mesmo eu tenho 3 amplificadores pm 5000 polivox e mais 3 A1 gradiente mais antigo que estes dois que sairam depois ,mas estes dois são excelentes amplificadores eu tenho um que comprei em 1978 e ele nunca deu defeito(A1)e olha que ele rala muito.quando voce tiver com o seu parente novamente diz para ele trocar as posições das caixas de grave a da direita passe para a esquerda e vice versa.muito boa a materia .forte abraço .mariolucio@hotmail.com.br